Evento ocorreu entre os dias 2 e 5 de outubro, na sede da Rede Novo Tempo de Comunicação

Foto: Pablo Nuñez
Ana Caroline Moraes
A 11ª edição do Congresso Internacional da Associação dos Médicos Adventistas “Medicina com Propósito” foi marcada pela forte presença acadêmica e a participação inédita dos alunos da primeira turma de Medicina do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
A iniciativa abriu espaço para que os futuros médicos pudessem vivenciar a experiência de um congresso científico de grande porte, com a oportunidade de assistir a palestras, participar de debates, trocar experiências com profissionais renomados e apresentar trabalhos de iniciação científica.
A presença dos estudantes reforçou o compromisso da Associação em integrar novas gerações de profissionais à missão adventista de promover saúde e bem-estar físico, mental e espiritual. Além dos alunos, docentes e pesquisadores do UNASP também estiveram presentes.
O doutor Ricardo Alves da Costa, diretor da Faculdade Adventista de Ciências Médicas (FACM) do UNASP e presidente do Congresso, destacou o cumprimento da missão da Igreja Adventista por meio da Medicina.
“Fazemos parte de uma instituição eclesiástica que se destaca na missão de cuidar e levar esperança a todos em todos os lugares. Logo, creio ser um privilégio para nossos alunos poder fazer parte de projetos de missão que unem educação e saúde”, ressaltou. (declaração concedida pela assessoria do UNASP).
Durante o evento, alunos e professores apresentaram pesquisas desenvolvidas em parceria entre o curso de Medicina e o Mestrado Profissional em Promoção da Saúde. O professor Fábio Alfieri, coordenador do Mestrado, destacou a relevância dessas apresentações para a formação científica dos alunos e para a comunidade médica.
“A gente teve a oportunidade de apresentar dez trabalhos do curso de Medicina junto com os professores e alunos do mestrado, relacionados a recursos naturais, especialmente relacionados a recursos que a Igreja acredita. Foi bastante importante os alunos apresentarem para a comunidade médica esse tipo de trabalho que a gente tem desenvolvido” (declaração concedida pela assessoria do UNASP).
Com a participação da primeira turma de Medicina, o congresso da AMA se consolida como um espaço de integração entre ciência, fé e missão.

