O Médicos em Missão é uma iniciativa desenvolvida pelo ministério da saúde da igreja adventista do Unasp, campus Engenheiro Coelho, juntamente com a AMA (Associação dos Médicos Adventistas) e o Centro de Vida Saudável ( CEVISA), visando atender gratuitamente a população de Engenheiro Coelho . O evento ocorre uma vez ao mês, no CEVISA (Centro de Vida Saudável) e em cada edição, atende mais de cem pacientes, incluindo aqueles que estavam na fila de espera do SUS.
O Dr Ivan Stabnov, gastroenterologista fundador do projeto, diz: “O Médicos em Missão já está completando um ano. O que a gente viu foi que durante esse ano a gente se organizou melhor, estamos atendendo bem os pacientes, de forma mais organizada, com uma equipe de apoio bastante fortificada. Para os pacientes têm sido uma benção, pois muitos precisam de consultas e acabam esperando até um ano uma consulta pelo SUS e não conseguem e aqui conseguimos resolver rapidamente essa questão.”
O projeto tem como objetivo levar saúde para a comunidade de forma gratuita e séria. Diversos especialistas são voluntários em cada edição, como: psiquiatras, gastroenterologista, ginecologistas, fisioterapeutas, oftalmologistas, entre outros.
“O evento de hoje é um marco para nossa igreja e para a comunidade de Engenheiro Coelho. É um momento que temos para aproximar a comunidade da gente e servir.” Comenta a Dr Luana Oliveira, diretora médica do Cevisa.
A ginecologista, Cláudia Amaral conta um pouco do que sente ao participar da ação. “É um privilégio para nós, pois quanto mais nós damos, mais nós recebemos e trabalhar junto da medicina realizando a obra médico missionária que é o que Jesus pediu para nós, nos torna pessoas privilegiadas”.
Além das consultas que são disponibilizadas, a ação conta com uma feira de saúde que faz com que cada paciente passe por uma triagem completa, que vai desde descobrir a idade biológica até medição de glicemia. A feira também oferece massagens, teste de respiração e uma conversa com um psicólogo e logo após, o paciente é direcionado para a consulta médica.
A voluntária do projeto Juceli Azevedo fala um pouco de sua experiência no Médicos em Missão: “É uma benção para as pessoas e para quem trabalha também, pois às vezes é melhor fazer o bem do que recebê-lo”.
Hulda Paiva, faz suas consultas pelo Médicos em Missão e volta a cada mês. “Em geral não temos condições ou não temos um plano de saúde e ser atendida aqui por médicos tão bons quanto os que a gente vê aqui é excelente”.
Para Sonia M. De Duarte – vice presidente da AMA, “Os médicos participantes é um privilégio, pois temos uma vida pra servir e muitas pra salvar!
Por Bruna Schaun e Gilson Ferraz